texto1

sábado, 2 de abril de 2016

Carregadores Alternativos

CARREGADORES ALTERNATIVOS DISPENSAM TOMADAS DE UMA FORMA MAIS ECONÔMICA E EMERGENCIAL

                         
Bruno Genilton
Brenda Gramosa
Carolina Rodrigues
Caroline Sousa
Evellen Oliveira
Joselito Costa
Michelle Ferreira
Thyane Ailelc                              


Nesta página iremos falar sobre um dos problemas mais enfrentados pela nossa Juventude . Procuramos tentar solucionar o problema de como poderemos carregar nossos aparelhos sem carregadores elétricos e sem qualquer uso de energia elétrica.     




CARREGADOR ALTERNATIVO:  
São acessórios interessantes e práticos que facilitam  quando há necessidade de carregar aparelhos elétricos na ausência de energia.   
                                                                   
EFEITO SEEBECK:                                                                                          É a produção de uma diferença de tenção elétrica entre duas junções de condutores ou semicondutores de materiais que estão com temperaturas diferentes.

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA:
É criada entre seus terminais uma força eletromotriz ou tensão quando uma área delimitada por um condutor sofre variação de fluxo de indução magnética.

PIEZOELETRICIDADE:
 É a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica.



• Hoje entre todas as pessoas uma das maiores preocupações é como fazer a bateria durar mais tempo e ter onde carregar quando zerar . Existe várias situações que fazem o celular descarregar mas rápido ( checar mensagens,usar aplicativos,fazer chamadas e se conectar ao Wi-Fi tem a conseqüência do descarregamento do celular) . E o que fazer quando nos encontramos nesta situação? Portáteis, automotivos e até modelos a energia solar podem dar uma sobrecarga nos aparelhos quando eles estão longe de uma tomada. Aqui iremos citar alguns exemplos:


• Segundo o  "TecMundo" foi testado os carregadores solar portátil USB Solarade. O carregador solar portátil USB solarade foi cedido por empréstimo pela Morkey para a realização dos testes, a maior parte do esforço é ocupado pelo painel solar , é de quem deve ser direcionado diretamente para a luz do sol de forma a preencher a carga do aparelho , tudo que você precisa  fazer é plugar o cabo do seu dispositivo diretamente na saída USB do carregador . E o melhor de tudo é que não há gasto nenhum de energia elétrica, o que torna esta a forma mais econômica e emergencial com a qual você pode contar para deixar a carga dos seus dispositivos em dia. Compre um carregador solar. Os carregadores solares poderão ser uma maneira fantástica para carregar a bateria do seu telefone, além de também ser ecológica! Existem várias opções de painéis disponíveis para a venda na internet.
•Deixe o seu carregador no sol. Coloque o carregador solar em algum local sob o sol. Ele armazenará energia para ser utilizada mais tarde.
•Carregue a bateria do seu telefone. Seguindo as instruções do fabricante, conecte o seu telefone no carregador. Agora você tem energia -- e, se precisar de mais, simplesmente precisará de mais sol!

Manivela : Aparelho de baixo custo criado por uma empresa Indiana que promete 3 minutos de conversão para cada 1 minuto de energia, essa energia é chamada de indução que transforma uma corrente elétrica, ou seja, a energia que sai da sua tomada em campo magnético, para o funcionamento de carregadores alternativos, tanto a energia quanto o receptor devem possuir um dispositivo chamado indutor que faz com que ambos vibrem na mesma freqüência.De acordo com o fabricante, a cada minuto de esforço é possível ter carga suficiente para uma ligação de trinta segundos. Ao ser totalmente carregado, o BoostTurbine2000 é capaz de fornecer carga completa para quase todos os tipos de smartphones. Fora do Brasil, dispositivo custa 7 dólares.

















• Existe também os carregadores por aquecimento,que

 utiliza calor de panelas para carregar eletrônicos:

Imagina usar a energia gerada pelo calor das panelas para carregar eletrônicos? É assim que  funciona o sistema Ecocharge, um carregador  alternativo que alia o abastecimento de aparelhos movidos a baterias à disponibilidade de energia térmica oferecida por tarefas diárias.
Desenvolvida pelo designer Ardavan Mirhosseini, a tecnologia usa um gerador termoelétrico que converte o calor produzido pelo cozimento de alimentos em energia elétrica. Para que isso aconteça, uma face magnética flexível é aplicada  em uma superfície metálica, que passa a energia por condução.
Além disso, o aparelho tem uma tela OLED, onde o carregamento pode ser acompanhado, analisando a eficiência da condução nas diferentes superfícies.
Panela Velha é que dá carga boa!Compre um carregador para fogueira. Existem vários carregadores que poderão ser conectados nas panelas e frigideiras para acampamento, eles absorvem o calor da fogueira transformando-o em energia. Você poderá deixar a panela na fogueira e conectar o cabo no seu telefone, carregando a bateria, enquanto cozinha o seu jantar. Uma panela que serve tanto para cozinhar quanto para carregar um celular , isso mesmo , estranho né? Sabe aquele arroz que colocamos pra cozinhar ? O carregamento ocorre através do calor produzido pelo cozimento dele , colocando seu celular conectado através do PAN CHARGER e colocando na alça da panela, passando a energia pro seu celular . Assim será possível carregar seu celular em qualquer lugar , basta ter fogo . Imagina você em um lugar deserto , um acampamento no meio da mata , já não vai passar sufoco , é só pegar aquela panela e acender seu fogo a lenha , e pronto... problema resolvido!











• Optamos em focar como carregar seu celular com carregadores alternativos, Mas claro que devemos lembrar que alguns carregadores alternativos servem também para carregar seu notebook , seu mp4, seu DVD portátil,seu tablet, máquina fotográfica, rádios entres outros equipamentos eletrônicos. Nesses meios de carregadores existe também os carregadores portátil que são os mais comuns e mais usados , até mesmo nosso carregador comum é um carregador portátil por ser "PortaFácil", mas optamos em falar dos carregadores que acredito que nem todos já tenham visto essa opção, são opções para facilitar sua vida .

A Orange, operadora de telefonia celular britânica , acabou de desenvolver um par de protótipos de carregadores de celular que utilizam como fonte de energia, simplesmente, a sua energia de dança!

É lógico que, num primeiro momento parece uma maluquice infundada, mas o Dance Charger é uma forma muito prática de suprir a energia de que seu celular necessita para funcionar. A invenção trabalha da seguinte maneira: você prende o carregador ao braço (como se pode ver na figura acima), e enquanto você dança (ou faz qualquer atividade física), a geringonça transforma a sua energia cinética em energia elétrica, que carrega o telefone, que está preso ao carregador. O princípio é o mesmo daquelas lanternas que você agita antes de usar, mas muito mais nerd!

Mas a coisa não para por aí, pois um aparelho muito parecido está sendo adaptado em um sutiã! Sim! O Professor Wang, da Universidade Georgia Tech diz que, com o uso de cabos absurdamente pequenos é possível converter o gingado ocorrido em sutiã durante os exercícios físicos em energia cinética capaz de fazer funcionar um iPod convencional. Incrível! Sendo que possui diferentes modelos de carregadores, muito são diferenciados pelo custo beneficio, por sua velocidade em carregar, alguns pelos preços e outros por sua dinâmica. Alguns tipos de carregadores não mencionados são alguns que ainda estão em fase de teste como o da transformação de carboidratos em energia limpa para carregar o celular, também chamado da expressão “pode ser Pepsi” que utiliza uma lata de refrigerante, outra idéia em carregadores portáteis é o carregador solar que é utilizado por meio de uma placa solar conectada diretamente ao seu aparelho, assim usando a energia solar como fonte carregador.

Uma pequena turbina eólica poderá ser uma maneira excelente para carregar o seu telefone. Existem várias opções novas sendo vendidas pela internet.



•Conecte a turbina eólica com o seu telefone. Siga as instruções do fabricante e faça a conexão entre a turbina eólica com o seu telefone.


•Carregue a bateria do seu telefone. Assim que a turbina eólica estiver conectada ao seu telefone leve-a com você quando estiver andando, correndo, ou andando de bicicleta; como alternativa, se estiver ventando, poderá apenas levar o seu telefone para fora. O vento carregará o telefone, geralmente em cinco a seis horas.

Imagem intitulada Charge Your iPhone without a Charger Step 2.



Compre um carregador solar! Os carregadores solares poderão ser uma maneira fantástica para carregar a bateria do seu telefone, além de também ser ecológica! Existem várias opções de painéis disponíveis para a venda na internet. •Deixe o seu carregador no sol. Coloque o carregador solar em algum local sob o sol. Ele armazenará energia para ser utilizada mais tarde.
Carregue a bateria do seu telefone. Seguindo as instruções do fabricante, conecte o seu telefone no carregador. Agora você tem energia e, se precisar de mais, simplesmente precisará de mais sol.
 



Carregue Respirando : O designer João Paulo Lammoglia é o idealizador do AIRE, uma máscara que carrega o celular a partir da respiração. Já imaginou carregar o seu celular enquanto dorme SEM gastar energia? Você também pode usar enquanto pratica exercícios, assite televisão, lê um livro, etc. Tudo acontece dentro da máscara: turbinas fazem a conversão da respiração em energia, que é transferida para o seu celular por meio de um cabo. Tem uma pegada meio Bane, meio Darth Vader e é muito legal! Pena que ainda é só um protótipo. Desenrola isso aí, João!



Carregador de urina: A Fundação Bill And Melinda Gates começou a financiar um projeto do Bristol Robotics Laboratory, na Inglaterra, que converte urina em energia elétrica, que pode ser usada para recarregar a bateria de um celular.

"O principal objetivo é recuperar os víneis úteis de energia elétrica da urina e, assim, converter os resíduos - totalmente inexplorados - em um combustível sustentável para o futuro, com a produção de água potável concomitante", de acordo com a descrição dos pesquisadores.

O processo é feito por meio de uma célula que contém um grupo de micro-organismos capaz de utilizar a urina e gerar eletricidade.



Construindo Um Carregador De Frutas : Para fazer uma bateria de fruta que possa realmente carregar o seu dispositivo, você precisará de alguns componentes. Nota: esse método tem um grande potencial para danificar o seu aparelho, dessa maneira apenas prossiga se estiver pronto para aceitar todos os riscos possíveis. Vamos aos  materiais?  Você precisará:

Cerca de uma dúzia de frutas ácidas, como os cítricos, maçãs ou peras.
Um parafuso de cobre ou um penny (moeda Americana) para cada pedaço de fruta. Se você estiver utilizando pennies que foram feitos depois de 1982, eles precisarão ser lixados para que exponham o cobre.
Um prego de zinco (galvanizado) para cada fruta.
Fio de cobre isolado.
Luvas de borracha. Certifique de usá-las durante todo o tempo, para evitar levar choque.

Insira um prego de zinco na primeira fruta. Certifique-se de deixar um pouco do prego exposto, de maneira que você possa prender o fio nele.

Insira o pedaço de cobre na fruta. Insira o pedaço de cobre perto do prego de zinco, mas não os deixe encostar um no outro, pois a bateria poderá entrar em curto. Se você estiver utilizando frutas cítricas, tente colocar os dois objetos no mesmo gomo da fruta.

Repita o processo em todas as frutas. Insira os objetos no resto das frutas. Quanto estiver fazendo isso, preste atenção para ter certeza de que nenhuma das peças de metal estarão tocando umas nas outras.

Conecte a fruta com o fio de cobre. Utilize o fio de cobre para conectar cada uma das frutas em um circuito. Conecte o fio de cobre de uma das frutas no zinco da outra. Conecte o pedaço de cobre da segunda fruta no zinco da terceira, e assim por diante.

Abra o cabo USB do seu carregador. Corte a ponta mais larga do cabo do carregador para revelar os fios contidos dentro dele. Conecte os fios de energia no final da série de frutas que acabou de fazer.

Conecte o plugue do carregador no seu iPhone. Cada pedaço de fruta deverá produzir cerca de meio volt que somados deverão atingir os cinco volts necessários para carregar o seu aparelho. Você certamente não conseguira carregar a bateria por muito tempo utilizando esse método.[1] •Conforme o zinco for dissolvendo na fruta, ele liberará íons de zinco, que liberarão energia. O zinco também reduzirá os íons de cobre, o que liberará mais energia. Quando estiverem combinados em um circuito, eles liberarão energia o suficiente para carregar o aparelho.



•Calor das mãos poderá carregar bateria de celular ?

segundo a página do Brasil Escola , essa idéia foi testada na Alemanha e funciona como gerador termoelétrico.

• Você Acredita Que através da dança você consegue carregar seu celular ? Isso Mesmo através do calor transmitido pelo seu corpo. Agora ao dançar você não vai só gastar energia, mas também gerar.

Um bracelete idealizado pela Orange produz corrente elétrica a partir de movimentos e pode ser utilizado para recarregar o celular.Trata-se de uma espécie de bracelete com baterias que têm o peso de um telefone celular e as dimensões de um baralho. Quando preso ao braço do usuário, esse acessório utiliza um sistema de ímãs e pesos que leva até a bateria de armazenamento a corrente elétrica produzida pelos movimentos. Essa bateria pode ser usada para recarregar o celular.









• Segundo Vários sites em relação a física e carregadores alternativos , Devemos Lembrar que é mito dizer que carregar o celular com carregadores alternativos estraga na vida útil da bateria : A melhor solução sempre são os carregadores origineis, mas os alternativos não são capazes de estragar a bateria dos aparelhos. A recomendação é não  substituir seu carregador comum pelo carregador alternativo , pois a carga não é tão eficaz quanto a dos carregadores comuns .




•O que é Efeito Seebeck?

EFEITO SEEBECK OU EFCTO PELTIER-SEEBECK
Fala de Efeito Seebeck  e um grande assunto pois tudo que relatar a física e um potencial de descobrimento,o efeito seebeck conhecido em alguns livros de termoelétrico como efecto peltier-seebeck .O primeiro homem a estuda o efecto peltier-seebeck foi Thomas Johann Seebeck  ele era conhecido pois gostava  muito estuda as leis da física, uma dia Sebeeck estudando na faculdade de medicina em Berlim, conheceu alguns estudantes da física e decidiu  sair da biblioteca a onde estava cercado por livros de medicina , e convida seu amigo para ir em outra biblioteca de física .Os dois foram estuda mais profundo as leis ,quando estava estudando e (acidentalmente) descobrir o efeito termoelétrico .Em 1821 que baseia o funcionamento de termopar Thomas  encontrar em folha no livro a qual estava em suas mãos um circuito fechado constituído de dois metais diferentes, conjunções em temperaturas diferentes desviava o irmã da bussola. Seebeck inicialmente acreditava que isto devia-se ao magnetismo induzido pela diferença de temperatura.No entanto foi rapidamente  percebido que uma corrente elétrica estava sendo induzida.
O efeito seebeck descreve a geração de uma força eletromotriz a partir de dois naturais condutores distintos quando submetido a uma diferença de temperatura entre suas junções em circuito aberto a tensão gera pode ser medida na (ordem de mv) está tensão e chamada de tensão seebeck que aumenta a medida que a diferença de temperatura entres suas junções e aumentada.O termopar e diferente da maioria dos outros sensores de temperatura mas  sim ao gradiente de temperatura ou seja da diferença da temperatura ou seja de suas junções.O termopar e formador de dois condutores metálicos de natureza distinta na forma de metais puros ou de ligas homogêneas .Os fios são unidos em um extremo ao qual se dá o nome de junção quente ou junção de medição, fechando um circuito elétrico por onde flui a corrente .O ponto onde os fios se conectam ao instrumentos de medição é chamado de junção referencia ,quando a temperatura da junção de referencia (T2) e mantida constante verifica-se que térmica e uma função da temperatura da junção de medição (T1),esta característica permite utilizar o par termoelétrico como um termômetro. O efeito Seebeck é devido a dois fenômenos: difusão de portadores de carga e arrastamento fônon, e também a produção de uma diferença de potencial (tensão elétrica) entres duas junções de condutores ou semicondutores de materiais diferentes temperaturas força eletromotriz térmica.

Como funciona os geradores de energia elétrica?
  Para começar nossa explicação, a primeira coisa que precisamos entender é que a receita para gerar energia é simples.
bobi :
Na + imã (Rotor + Estator)= indução eletromagnética.
- Mas o que é indução eletromagnética?
 
  Podemos simplificar como um movimento induzido por um motor que tem a capacidade de gerar energia eléctrica.
Ou seja, quando você ouvir o termo "gerador por indução", significa que existe uma bobina + um imã gerando energia.

- Gerador de energia:
    É um equipamento que supre essa necessidade energética, garantindo o fornecimento de energia elétrica mesmo em caso de falhas ou interferências na rede elétrica local. Trata-se de um dispositivo confiável, versátil que pode ser acionado a qualquer momento funcionando como fonte de energia principal ou auxiliar.
Composto basicamente por gerador, tanque de combustível e motor responsável pelo acionamento do equipamento o gerador de eletricidade com motor a diesel funciona a partir da queima deste combustível que, por sua vez, movimenta um eixo central. A energia mecânica resultante dessa movimentação é transformada em energia elétrica graças a ação de um alternador.

- O que é a lei da indução eletromagnética?
 
  A lei de Faraday-Neimann-Lenz ou lei da indução eletromagnética, é uma lei básica do eletromagnetismo que relaciona a variação temporal de campos magnéticos atravessando circuitos elétricos com o aparecimento de forças eletromatrizes nesses circuitos.
  Esta lei descreve o princípio fundamental de funcionamento de transformadores, geradores e motores elétricos.


• Segundo o "InfoEscola" efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um metal ,O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica.

O efeito fotoelétrico parece simples, mas intrigou bastantes cientistas, só em 1905 Einstein explicou devidamente este efeito e com isso ganhou o Prêmio Nobel.






Referências:

[1]http://cameras.mercadolivre.com.br/carregadores-baterias/adipometro-de-avalia-o-fisica http://www.infoescola.com/

[2]http://brasilescola.uol.com.br/

[3]http://principiosbasicos.php

[4]http://jovemnerd.com.br/nerd-news/tecnologia/carregadores-alternativos-dispensam-tomada/

[5]http://www.infoescola.com/

[6]https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=BhwlV8r4NKXX8gf2vrroCA#q=fisica

[7]https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=BhwlV8r4NKXX8gf2vrroCA#q=carregadores+portateis

[8]https://jovemnerd.com.br/nerdnews/tecnologia/carregadores-alternativos-dispensam-tomada/






..
Leia Mais ››

Choque Elétrico

                                                     CHOQUE ELÉTRICO

Brena Brito
Bruna Araújo
Bruno Carneiro
Ingrid Coelho
Manuella Fernandes
Nathália Yañez




•DEFINIÇÃO: O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor.

RISCOS DO CHOQUE ELÉTRICO: Segundo NR1O saliente em seus artigos a importante que envolve eletricidade direta ou indiretamente ou ainda em sua proximidade saibam de todos os risco da atividade e como evita que esses riscos se tornem um acidente.
Em relação ao corpo humano, os acidentes com eletricidade se dividem em:
Eletrocussão, com morte consequente.
Eletro Trauma (ou lesão por eletrização).
Enquanto o eletro trauma é o acidente que traz consequências físicas, orgânicas e mentais a pessoa humana.
Choques elétricos - eletricidade por sua vez é o fluxo de eletróns de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passa facilmente (cobre, alumínio, água). Por outro lado isolante é o material que não permite que a eletricidade passe através dele:vidro. plástico, borracha, etc.

Intensidade do choque elétrico -  Costuma - se associar o " estrago que o choque pode causar com o nível de tensão, porem o correto é o que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão costumam provocar esse tipo de acidente.
 Também pode ocorrer a eletrocussão com baixa vantagem, se houver a prevenção de:
Poças de água, roupas molhas, umidade elevada ou suor. O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizer parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode receber é de 1mA.
 Com uma corrente de 10mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10mA e 3A.

Queimaduras - A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000Ohms. A energia elétrica cai para apenas 1.000Ohms. A energia elétrica de alta vantagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500Ohms.

Prevenção de acidentes - Há vários tipos de proteção e de previdências que podem ser usadas para se evitar o choque elétrico:
Fusíveis e desjuntores, aterramento, uso do EPI, materiais isolantes.

Primeiros socorros - Interrompa imediatamente o contato da vítima com a corrente elétrica: Desligar o interruptor, afastar o fio ou condutor elétrico com um material não condutor bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura, pano grosso, puxar a vítima pelo pé, ou pela mão sem lhe tocar a pele, usando material não condutor, pise no chão seco, se não estiver com botas de borrachas.
 Aplique os preenchimentos de suporte básico de vida inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória e o mesmo para o coração. Após certifica - se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos mantenha - se alerta, para reiniciar o socorro, se a vítima continuar inconsciente, imobilize o local da fratura se houver.
 Proteja as áreas queimadas, controle o estado do choque transporte a vítima para o hospital o quanto antes, mantendo a respiração e a massagem cardíaca se necessário.

Causas do choque elétrico:

• Contato acidental com partes expostas de aparelhos ou instalações elétricas;
• Crianças pequenas que mordem ou mastigam fios elétricos, ou enfiam objetos em tomadas elétricas;
• Raios
• Faiscamento ocasionado por “arco voltaico” nas linhas de distribuição de alta tensão;
• Mecanismo ou atividade profissional relacionada com exposição à corrente elétrica.

Prevenção:

§  Use protetores em todas as tomadas da casa para segurança das  crianças.
§  Mantenha os fios elétricos fora do alcance das crianças
§  Ensine seus filhos sobre os perigos da eletricidade.
§  Evite correr riscos em casa e no trabalho. Sempre siga corretamente as instruções para o uso de aparelhos elétricos.
§  Evite usar aparelhos elétricos enquanto estiver tomando banho ou estiver molhado
§  Nunca toque em aparelhos elétricos enquanto estiver mexendo em torneiras ou tubulação com água gelada.

   Sinas e sintomas dos choques elétricos:

§  Queimaduras na pele; 
§  Dormência, formigamentos;
§  Fraqueza;
§  Contrações Musculares;
§  Fraturas ósseas;
§  Danos auditivos;
§  Doenças repentinas;
§  Parada cardíaca;
§  Inconsciência;

Quais os efeitos provocados no corpo pela intensidade do choque elétrico?
Os efeitos variam conforme a freqüência, a intensidade medida em amperes, a tensão medida em volts, a duração da sua passagem pelo corpo, o seu percurso através do mesmo e das condições em que se encontrava a vítima. Em condições habituais correntes de 100 a 150 Volts já são perigosas e acima de 500 Volts são mortais. A intensidade da corrente é o fator mais importante a ser considerado nos acidentes com eletricidade.
Os efeitos estimados da corrente elétrica contínua de 60 Hertz, no organismo, podem ser resumidos em:


1. Corrente de 1 mA: apenas perceptível;
2. Corrente de 10 mA: 
“agarra” a mão;
3. Corrente de 16mA: 
máxima tolerável;
4. Corrente de 20mA: 
parada respiratória;
5. Corrente de 100 mA: 
ataque cardíaco;
6. Corrente de 2A: 
parada cardíaca;
7. Corrente de 3A: 
morte.


•Arco voltaico:
É uma descarga elétrica, assim como o raio. Por exemplo, a faísca da vela do automóvel. Para acontecer o arco, a tensão elétrica entre os dois pontos deve ser bastante elevada, de milhares de volts, dependendo da distância entre os pontos, é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.
 

O Arco elétrico e o que diz a NR-10:
Um termo arcaico para o arco elétrico é arco voltaico como usado na expressão ”lâmpada de arco voltaico”.
O arco elétrico ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (freqüentemente feitos de carbono ) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa.
Exemplos práticos do nosso dia a dia os arcos elétricos são usados para soldagem, corte a plasma, e como uma lâmpada de arco voltaico em projetores de filme e holofotes. Fornos a arco elétrico são usado para produzir aço e outras substâncias. O Carbureto de cálcio é feito desta forma por requerer um grande aporte de energia para promover uma reação endotérmica (a uma temperatura de 2500 °C).
Arcos elétricos de baixa pressão são usados para iluminação, por exemplo na forma de lâmpadas fluorescente, lâmpadas de vapor mercúrio e sódio, lâmpadas de câmera de flash, monitores de plasma e letreiros de néon
Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.
No item 10.2.10.2 da NR-10 diz: As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Para isso existem cálculos específicos e dedicados para definição da vestimenta correta resultante dos estudos de seletividade e arco elétrico.


Ionização inicial

Nos gases à alta pressão, os íons iniciais são formados quase que totalmente pela atração de elétrons das moléculas do gás situadas próximas do anodo. A ionização produzida pelos raios cósmicos é desprezível em face da ionização fortíssima provocada pelo próprio anodo.
O processo de ionização durante a descarga, já explicado no tópico ,é o mesmo, quer se trate de gás à alta pressão ou à baixa pressão. Com a diferença de que no gás à alta pressão a ionização é muito intensa, e a descarga muito mais violenta.

Descarga em centelha e em arco

Há dois casos de descarga nos gases à alta pressão.

1º Caso – Descarga em centelha

É aquela constituída por uma sucessão de descargas rápidas, nas quais é emitida uma luz azulada característica, chamada centelha. A centelha, que todos conhecem, é luz emitida durante a ionização das moléculas.
Os raios são descargas em centelha, que se dão entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e a Terra.

2º Caso – Descarga em arco ou arco voltaico

É uma descarga contínua; que emite luz muito branca e muito brilhante, e que provoca grande elevação de temperatura dos eletrodos, dando como conseqüência sua destruição progressiva.

Curto-circuito:
Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento.
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.”
O curto-circuito é assim chamado porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito. Para compreender melhor esse fenômeno, faremos uma análise detalhada de como ocorre um curto-circuito.
O circuito elétrico é o caminho que a corrente percorre entre os dois terminais de uma fonte de tensão. Normalmente ele é composto por um gerador de eletricidade e resistências elétricas, de forma que, quando o circuito é fechado, estabelece-se uma corrente elétrica entre os seus terminais. Observe a figura a seguir:

Condutores e Isolantes Elétricos:
Condutores e isolantes elétricos são materiais opostos. Os condutores são partículas elétricas que se movimentam com facilidade, o oposto do que acontece com os isolantes.
Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico. Temos como exemplo chaves de fenda, onde a parte do cabo é feita de plástico e borracha, ambos isolantes elétricos.
Sistema eletricamente isolado  Tem este sistema quando corpos eletrizados em conjunto trocam cargas entre si, mas não fora do conjunto. Princípio da Conservação da carga elétrica é a definição de que num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas de todos os corpos é sempre constante.





Referências :

Leia Mais ››