texto1

sexta-feira, 15 de julho de 2016

NORMANDIA

HERÓIS DO DIA D


Bruno dos Santos Carneiro
Brena da Silva Brito
Brenda Santos Moreira
Bruna de Araújo
Manuela Fernandes da Paixão
Ingrid Coelho Rios


 Este artigo tem como fins mostrar aos leitores que tenham um bom entendimento sobre o acontecimento do dia D, que ocorreu no dia 06 de junho de 1944. E retratar fatos ocorridos neste dia tão decisivo.


 A Normandia é uma região administrativa francesa localizada no noroeste da França. A região da Normandia se estende por 29.906 km² e tem em média 3,328,36 habitantes. A região da Normandia é uma grande produtora de leite, carne e cerais, a bebida é um digestivo à base de calvados, a aguardente de maçã, servida durante as refeições, também repleta de castelos medievais. O relevo ondulado é predominante nessa região com cristais e pontões cristas rápidas, declive forte, área plana, e elevações agrupadas. A hidrografia é representada pelos rios sarumu, mau e viruaquim. Com clima marítimo-oceânico húmido e chuvoso na maior parte do ano, ventos fortes, e muita chuva em todo período do ano, durante primavera o sol nasce as 6:00h e se põe depois das 21h:00 e os termômetros marcam aproximadamente 20ºC. No verão o sol brilha até as 22:00h e as chuvas são mais escassas o termômetro marca máximo 23ºC. Durante o outono o clima começa a fazer um friozinho totalmente agradável, excelente para passeio, com máximas de 10ºC e mínima de 4ºC, os dias são claros até as 19:00h. Inverno totalmente rígido, chuvas a todo instante, sensação desagradável do frio, o sol é escasso e no auge na estação a noite chega antes das 17:00h.


 Quando as tropas desembarcaram na praia de Omaha eles obtiveram problemas meteorológicos devido as constantes chuvas naqueles dias, as tropas não podiam da continuidade naquelas condições, chovia muito e as ondas do mar atrapalhavam a chegada dos aliados até a praia. No norte do atlântico, chegavam informações secretas trazida por navios especiais da marinha, eles estavam lá para medir o vento e a pressão barométrica, e a batalha sangrenta ocorreu no período de inverno. Suas coordenadas geográficas são 48º45N/0º10E.


 No final de 1939, teve início a segunda grande guerra mundial, e como resultado um dos maiores conflitos armados da história. Foram milhares de soldados e civis mortos durante o conflito, milhares de refugiados, feridos e órfãos. No fim da segunda guerra mundial ocorreram dois bombardeios atômicos realizado pelo Estados Unidos (EUA) nas cidades de Hiroshima e Nagasaki contra o império do Japão. Com o desembarque das tropas dos aliados na praia da Normandia (noroeste da França) iniciaram o ataque contra as tropas alemãs.


 Historiadores consideram o dia D (Dia da decisão) como a maior invasão militar da história com: 155 mil homens, 14.200 barcos, 600 navios e milhares de aviões. Depois da Normandia controlada, as tropas aliadas que foram avançadas ao interior do território francês durante o conflito formaram dois blocos rivais: Potências do Eixo e Potências Aliadas.


 Vários fatores contribuíram para que ocorressem a segunda guerra mundial este conflito se iniciou na Europa e rapidamente se estendeu pela África e pela Ásia, com Adolf Hitler no governo, desenvolveu uma poderosa força militar intimidando os países vizinhos. Reich tinha direito de anexar as regiões onde a população germânica estivesse presente. O rearmamento foi autorizado. O poderio Alemã se apoiava no exército e na forca aérea. Hitler rasgou totalmente o tratado de Versalhes quando o exército alemão ocupou a região renana que havia sido desmilitarizada.


 O grande estopim da segunda guerra mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista de Adolf Hitler. Após a invasão que a Polônia sofreu a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, de acordo com a política de alianças militares existentes na época formaram-se em dois grupos Potências aliados que tinham como principais participantes: o Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e potencias do eixo com: a Alemanha, Itália e Japão.


 Com corpos totalmente castigados pelo peso dos equipamentos nas mochilas, de rifles em punhos, cansados, com frio e totalmente debilitados, milhares de britânicos, americanos e canadenses desembarcaram na Normandia, norte da França no dia 6 de junho de 1944 as 6:30 a.m o ataque ocorreu na madrugada do dia 6 de junho na praia de Omaha. Mesmo sem os alemães saberem exatamente o dia que iria ocorrer o ataque, o militar Rommel já estava preparando obstáculos, os soldados iriam encontrar na praia: balsas de desembarques, portões belgas, rampas minadas e porco – espinho.


 Os Soldados poderiam ter atravessada a praia em menos de um minuto se não fosse a mg 42, a arma era capaz de disparar 1.200 balas por minuto, alguns não conseguiram atravessar a praia e outros levaram horas para chegar, com o apoio naval eles conseguiram seguir por terra, um exército inteiro agora poderia desembarcar na França iniciando a libertação da Europa ocidental. Após o termino da guerra era possível avistar embarcações, tanques abandonados, e entre eles também era possível avistar os corpos dos soldados caídos na praia. A luta ainda continuou por dois meses seguintes. Os Estados Unidos avançaram progressivamente, cercando o Japão e ocupando, em 1945, as ilhas de Iwojima e Okinawa. Em 6 de agosto de 1945, já dominando o conflito pacifico, os nortes americanos lançaram uma bomba atômica, em seu mais novo e poderoso recurso bélico sobre a cidade de Hiroshima e três dias depois, outra sobre Nagasaki. A rendição incondicionalmente do Japão foi em 19 de agosto. Oficializando o fim da segunda grande guerra mundial.


 CONCLUSÃO: No dia 06 de junho de 1944, foi considerado como o dia mais importante da segunda Guerra mundial pois foi decisivo na vitória dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União soviética) contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord. A segunda Guerra Mundial deixou um saldo devastador: Um custo material superior a um bilhão e trezentos milhões de dólares (em dólares de 1945, mais valorizados nos dias de hoje) por mais de trinta milhões de feridos, mais de cinquenta milhões de mortos e outras perdas incalculáveis. A invasão da Normandia teve como objetivo a liberação do território francês e expulsar todo o domínio alemão. Logo após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre capitalistas e socialistas, liderada pelo Estados Unidos e União Soviética. Eles visavam o mundo marcado por um período de insegurança e incerteza a Guerra Fria, uma herança deixada à humanidade pela segunda Guerra mundial.



 Visualização pelo Google Earth




REFERÊNCIAS:

SCHILLING, Voltaire, do dia D ao fim da guerra 1944-45, disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/dia-d/ acesso em 6 jul. 2016.

COUTO, Cristiana, Bretanha e Normandia, disponível em:

http://comida.ig.com.br/pelomundo/bretanha-e-normandia/4fd6328063a8bb36eb4185ae.html acesso em 6 jul. 2016.

HAMANN, Renan, Dia D: invasão que definiu a Segunda Guerra Mundial completa 70 anos, disponível em: http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/57661-70-anos-dia-d-definiu-segunda-guerra-mundial.htm acesso em 6 jul. 2016.

GASPARETTO, Antônio Junior, Batalha da Normandia, disponível em:

http://www.infoescola.com/segunda-guerra/batalha-da-normandia/ acesso em 7 jul. 2016.

Disponível em: https://noticias.terra.com.br/educacao/bomba-nuclear-de-hiroshima-a-historia-da-explosao-da-bomba-atomica,61d5729779f315e35dd34667bb4f91e6pqn8RCRD.html acesso em 09 jul. 2016.


 


Um comentário :

  1. -Vocês poderiam se aprofundar mais na missão militar que aconteceu na Normandia durante a segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir