CHOQUE ELÉTRICO
Brena Brito
Bruna Araújo
Bruno Carneiro
Ingrid Coelho
Manuella Fernandes
Nathália Yañez
•DEFINIÇÃO: O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor.
RISCOS DO CHOQUE ELÉTRICO: Segundo NR1O saliente em seus artigos a importante que envolve eletricidade direta ou indiretamente ou ainda em sua proximidade saibam de todos os risco da atividade e como evita que esses riscos se tornem um acidente.
Em relação ao corpo humano, os acidentes com eletricidade se dividem em:
Eletrocussão, com morte consequente.
Eletro Trauma (ou lesão por eletrização).
Enquanto o eletro trauma é o acidente que traz consequências físicas, orgânicas e mentais a pessoa humana.
Choques elétricos - eletricidade por sua vez é o fluxo de eletróns de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passa facilmente (cobre, alumínio, água). Por outro lado isolante é o material que não permite que a eletricidade passe através dele:vidro. plástico, borracha, etc.
Intensidade do choque elétrico - Costuma - se associar o " estrago que o choque pode causar com o nível de tensão, porem o correto é o que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão costumam provocar esse tipo de acidente.
Também pode ocorrer a eletrocussão com baixa vantagem, se houver a prevenção de:
Poças de água, roupas molhas, umidade elevada ou suor. O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizer parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode receber é de 1mA.
Com uma corrente de 10mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10mA e 3A.
Queimaduras - A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000Ohms. A energia elétrica cai para apenas 1.000Ohms. A energia elétrica de alta vantagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500Ohms.
Prevenção de acidentes - Há vários tipos de proteção e de previdências que podem ser usadas para se evitar o choque elétrico:
Fusíveis e desjuntores, aterramento, uso do EPI, materiais isolantes.
Primeiros socorros - Interrompa imediatamente o contato da vítima com a corrente elétrica: Desligar o interruptor, afastar o fio ou condutor elétrico com um material não condutor bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura, pano grosso, puxar a vítima pelo pé, ou pela mão sem lhe tocar a pele, usando material não condutor, pise no chão seco, se não estiver com botas de borrachas.
Aplique os preenchimentos de suporte básico de vida inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória e o mesmo para o coração. Após certifica - se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos mantenha - se alerta, para reiniciar o socorro, se a vítima continuar inconsciente, imobilize o local da fratura se houver.
Proteja as áreas queimadas, controle o estado do choque transporte a vítima para o hospital o quanto antes, mantendo a respiração e a massagem cardíaca se necessário.
1. Corrente de 1 mA: apenas perceptível;
2. Corrente de 10 mA: “agarra” a mão;
3. Corrente de 16mA: máxima tolerável;
4. Corrente de 20mA: parada respiratória;
5. Corrente de 100 mA: ataque cardíaco;
6. Corrente de 2A: parada cardíaca;
7. Corrente de 3A: morte.
•Arco voltaico:
É uma descarga elétrica, assim como o raio. Por exemplo, a faísca da vela do automóvel. Para acontecer o arco, a tensão elétrica entre os dois pontos deve ser bastante elevada, de milhares de volts, dependendo da distância entre os pontos, é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.
O Arco elétrico e o que diz a NR-10:
Um termo arcaico para o arco elétrico é arco voltaico como usado na expressão ”lâmpada de arco voltaico”.
O arco elétrico ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (freqüentemente feitos de carbono ) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa.
Exemplos práticos do nosso dia a dia os arcos elétricos são usados para soldagem, corte a plasma, e como uma lâmpada de arco voltaico em projetores de filme e holofotes. Fornos a arco elétrico são usado para produzir aço e outras substâncias. O Carbureto de cálcio é feito desta forma por requerer um grande aporte de energia para promover uma reação endotérmica (a uma temperatura de 2500 °C).
Arcos elétricos de baixa pressão são usados para iluminação, por exemplo na forma de lâmpadas fluorescente, lâmpadas de vapor mercúrio e sódio, lâmpadas de câmera de flash, monitores de plasma e letreiros de néon
Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.
No item 10.2.10.2 da NR-10 diz: As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Para isso existem cálculos específicos e dedicados para definição da vestimenta correta resultante dos estudos de seletividade e arco elétrico.
Ionização inicial
Nos gases à alta pressão, os íons iniciais são formados quase que totalmente pela atração de elétrons das moléculas do gás situadas próximas do anodo. A ionização produzida pelos raios cósmicos é desprezível em face da ionização fortíssima provocada pelo próprio anodo.
O processo de ionização durante a descarga, já explicado no tópico ,é o mesmo, quer se trate de gás à alta pressão ou à baixa pressão. Com a diferença de que no gás à alta pressão a ionização é muito intensa, e a descarga muito mais violenta.
Descarga em centelha e em arco
Há dois casos de descarga nos gases à alta pressão.
1º Caso – Descarga em centelha
É aquela constituída por uma sucessão de descargas rápidas, nas quais é emitida uma luz azulada característica, chamada centelha. A centelha, que todos conhecem, é luz emitida durante a ionização das moléculas.
Os raios são descargas em centelha, que se dão entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e a Terra.
2º Caso – Descarga em arco ou arco voltaico
É uma descarga contínua; que emite luz muito branca e muito brilhante, e que provoca grande elevação de temperatura dos eletrodos, dando como conseqüência sua destruição progressiva.
Curto-circuito:
Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento.
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.”
O curto-circuito é assim chamado porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito. Para compreender melhor esse fenômeno, faremos uma análise detalhada de como ocorre um curto-circuito.
O circuito elétrico é o caminho que a corrente percorre entre os dois terminais de uma fonte de tensão. Normalmente ele é composto por um gerador de eletricidade e resistências elétricas, de forma que, quando o circuito é fechado, estabelece-se uma corrente elétrica entre os seus terminais. Observe a figura a seguir:
Condutores e Isolantes Elétricos:
Condutores e isolantes elétricos são materiais opostos. Os condutores são partículas elétricas que se movimentam com facilidade, o oposto do que acontece com os isolantes.
Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico. Temos como exemplo chaves de fenda, onde a parte do cabo é feita de plástico e borracha, ambos isolantes elétricos.
Sistema eletricamente isolado Tem este sistema quando corpos eletrizados em conjunto trocam cargas entre si, mas não fora do conjunto. Princípio da Conservação da carga elétrica é a definição de que num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas de todos os corpos é sempre constante.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATmkAG/choque-eletrico
http://m.extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/choque-termico-um-dos-perigos-do-verao-11248800.html
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTe
xto=38http://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/consequencias-do-choque-eletrico
http://redesmp.com.br/contato/80-artigos/78-o-arco-eletrico-e-o-que-diz-a-nr-10.html
Choques elétricos - eletricidade por sua vez é o fluxo de eletróns de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passa facilmente (cobre, alumínio, água). Por outro lado isolante é o material que não permite que a eletricidade passe através dele:vidro. plástico, borracha, etc.
Intensidade do choque elétrico - Costuma - se associar o " estrago que o choque pode causar com o nível de tensão, porem o correto é o que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Eletrocussão é a morte provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica. Os raios e os fios de alta tensão costumam provocar esse tipo de acidente.
Também pode ocorrer a eletrocussão com baixa vantagem, se houver a prevenção de:
Poças de água, roupas molhas, umidade elevada ou suor. O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. Se fizer parte do circuito elétrico o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode receber é de 1mA.
Com uma corrente de 10mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10mA e 3A.
Queimaduras - A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000Ohms. A energia elétrica cai para apenas 1.000Ohms. A energia elétrica de alta vantagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500Ohms.
Prevenção de acidentes - Há vários tipos de proteção e de previdências que podem ser usadas para se evitar o choque elétrico:
Fusíveis e desjuntores, aterramento, uso do EPI, materiais isolantes.
Primeiros socorros - Interrompa imediatamente o contato da vítima com a corrente elétrica: Desligar o interruptor, afastar o fio ou condutor elétrico com um material não condutor bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura, pano grosso, puxar a vítima pelo pé, ou pela mão sem lhe tocar a pele, usando material não condutor, pise no chão seco, se não estiver com botas de borrachas.
Aplique os preenchimentos de suporte básico de vida inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória e o mesmo para o coração. Após certifica - se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos mantenha - se alerta, para reiniciar o socorro, se a vítima continuar inconsciente, imobilize o local da fratura se houver.
Proteja as áreas queimadas, controle o estado do choque transporte a vítima para o hospital o quanto antes, mantendo a respiração e a massagem cardíaca se necessário.
Causas
do choque elétrico:
•
Contato acidental com partes expostas de aparelhos ou instalações elétricas;
•
Crianças pequenas que mordem ou mastigam fios elétricos, ou enfiam objetos em
tomadas elétricas;
•
Raios
•
Faiscamento ocasionado por “arco voltaico” nas linhas de distribuição de alta
tensão;
•
Mecanismo ou atividade profissional relacionada com exposição à corrente
elétrica.
Prevenção:
§ Use
protetores em todas as tomadas da casa para segurança das crianças.
§
Mantenha os fios elétricos fora do alcance
das crianças
§
Ensine seus filhos sobre os perigos da
eletricidade.
§
Evite correr riscos em casa e no trabalho.
Sempre siga corretamente as instruções para o uso de aparelhos elétricos.
§
Evite usar aparelhos elétricos enquanto
estiver tomando banho ou estiver molhado
§
Nunca toque em aparelhos elétricos enquanto
estiver mexendo em torneiras ou tubulação com água gelada.
Sinas e sintomas dos choques elétricos:
§ Queimaduras
na pele;
§ Dormência,
formigamentos;
§ Fraqueza;
§ Contrações
Musculares;
§ Fraturas
ósseas;
§ Danos
auditivos;
§ Doenças
repentinas;
§ Parada
cardíaca;
§ Inconsciência;
Quais os efeitos provocados no
corpo pela intensidade do choque elétrico?
Os efeitos variam conforme a freqüência, a intensidade medida em amperes, a tensão medida em volts, a duração da sua passagem pelo corpo, o seu percurso através do mesmo e das condições em que se encontrava a vítima. Em condições habituais correntes de 100 a 150 Volts já são perigosas e acima de 500 Volts são mortais. A intensidade da corrente é o fator mais importante a ser considerado nos acidentes com eletricidade.
Os efeitos variam conforme a freqüência, a intensidade medida em amperes, a tensão medida em volts, a duração da sua passagem pelo corpo, o seu percurso através do mesmo e das condições em que se encontrava a vítima. Em condições habituais correntes de 100 a 150 Volts já são perigosas e acima de 500 Volts são mortais. A intensidade da corrente é o fator mais importante a ser considerado nos acidentes com eletricidade.
Os efeitos estimados da
corrente elétrica contínua de 60 Hertz, no organismo, podem ser resumidos em:
1. Corrente de 1 mA: apenas perceptível;
2. Corrente de 10 mA: “agarra” a mão;
3. Corrente de 16mA: máxima tolerável;
4. Corrente de 20mA: parada respiratória;
5. Corrente de 100 mA: ataque cardíaco;
6. Corrente de 2A: parada cardíaca;
7. Corrente de 3A: morte.
•Arco voltaico:
É uma descarga elétrica, assim como o raio. Por exemplo, a faísca da vela do automóvel. Para acontecer o arco, a tensão elétrica entre os dois pontos deve ser bastante elevada, de milhares de volts, dependendo da distância entre os pontos, é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.
O Arco elétrico e o que diz a NR-10:
Um termo arcaico para o arco elétrico é arco voltaico como usado na expressão ”lâmpada de arco voltaico”.
O arco elétrico ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (freqüentemente feitos de carbono ) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa.
Exemplos práticos do nosso dia a dia os arcos elétricos são usados para soldagem, corte a plasma, e como uma lâmpada de arco voltaico em projetores de filme e holofotes. Fornos a arco elétrico são usado para produzir aço e outras substâncias. O Carbureto de cálcio é feito desta forma por requerer um grande aporte de energia para promover uma reação endotérmica (a uma temperatura de 2500 °C).
Arcos elétricos de baixa pressão são usados para iluminação, por exemplo na forma de lâmpadas fluorescente, lâmpadas de vapor mercúrio e sódio, lâmpadas de câmera de flash, monitores de plasma e letreiros de néon
Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.
No item 10.2.10.2 da NR-10 diz: As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Para isso existem cálculos específicos e dedicados para definição da vestimenta correta resultante dos estudos de seletividade e arco elétrico.
Ionização inicial
Nos gases à alta pressão, os íons iniciais são formados quase que totalmente pela atração de elétrons das moléculas do gás situadas próximas do anodo. A ionização produzida pelos raios cósmicos é desprezível em face da ionização fortíssima provocada pelo próprio anodo.
O processo de ionização durante a descarga, já explicado no tópico ,é o mesmo, quer se trate de gás à alta pressão ou à baixa pressão. Com a diferença de que no gás à alta pressão a ionização é muito intensa, e a descarga muito mais violenta.
Descarga em centelha e em arco
Há dois casos de descarga nos gases à alta pressão.
1º Caso – Descarga em centelha
É aquela constituída por uma sucessão de descargas rápidas, nas quais é emitida uma luz azulada característica, chamada centelha. A centelha, que todos conhecem, é luz emitida durante a ionização das moléculas.
Os raios são descargas em centelha, que se dão entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e a Terra.
2º Caso – Descarga em arco ou arco voltaico
É uma descarga contínua; que emite luz muito branca e muito brilhante, e que provoca grande elevação de temperatura dos eletrodos, dando como conseqüência sua destruição progressiva.
Curto-circuito:
Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento.
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.”
O curto-circuito é assim chamado porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito. Para compreender melhor esse fenômeno, faremos uma análise detalhada de como ocorre um curto-circuito.
O circuito elétrico é o caminho que a corrente percorre entre os dois terminais de uma fonte de tensão. Normalmente ele é composto por um gerador de eletricidade e resistências elétricas, de forma que, quando o circuito é fechado, estabelece-se uma corrente elétrica entre os seus terminais. Observe a figura a seguir:
Condutores e Isolantes Elétricos:
Condutores e isolantes elétricos são materiais opostos. Os condutores são partículas elétricas que se movimentam com facilidade, o oposto do que acontece com os isolantes.
Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico. Temos como exemplo chaves de fenda, onde a parte do cabo é feita de plástico e borracha, ambos isolantes elétricos.
Sistema eletricamente isolado Tem este sistema quando corpos eletrizados em conjunto trocam cargas entre si, mas não fora do conjunto. Princípio da Conservação da carga elétrica é a definição de que num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas de todos os corpos é sempre constante.
Referências
:
https://www.google.com.br/search?q=choque+eletrico+o+que+fazer&biw=988&bih=619&tbm=isch&imgil=D18d_TE4RqNkOM%253A%253BKwuMoIVrC5UoVM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fdoutissima.com.br%25252F2014%25252F03%25252F03%25252Fo-que-fazer-em-caso-de-choque-eletrico-8010%25252F&source=iu&pf=m&fir=D18d_TE4RqNkOM%253A%252CKwuMoIVrC5UoVM%252C_&usg=__7YqOGA0kpfqjEk331Ik3IbL3t-Q%3D&ved=0ahUKEwj8yID5u-7LAhUMlJAKHVy8DPIQyjcIUQ&ei=gfP-VryENIyowgTc-LKQDw#imgrc=_http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/eletric.htm
http://m.extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/choque-termico-um-dos-perigos-do-verao-11248800.html
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTe
xto=38http://www.medicinamitoseverdades.com.br/blog/consequencias-do-choque-eletrico
http://redesmp.com.br/contato/80-artigos/78-o-arco-eletrico-e-o-que-diz-a-nr-10.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário