Tipos de Imã no Dia a Dia
Thainara da Silva Santos
Laine da Cruz Santana
Hosana Camila Viana
Carlos Antônio Peixinho
Resumo: O objetivo desse artigo é explicar de forma clara o que é os tipos de imãs no dia a dia.
Palavras-chave: Materiais paramagnéticos, platina, potássio, sódio, paládio, lítio, alumínio e ferro.
Os imã são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros imãs. Além disso, é característica de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) se imantarem fortemente na presença de um campo magnético.
Hoje em dia, tem-se uma grande variedade de imã. Eles aparecem das mais variadas formas e são utilizados desde enfeites para geladeiras até a aplicação tecnológica.
A importância do imã no dia-a-dia por muitos equipamento eletrônicos como no uso nas portas de geladeira, nas portas dos armários da cozinha, na máquina de lavar, na porta do micro-ondas.
O imã esta presente em tudo no nosso dia-a-dia inclusive nas ferramentas de manutenção para não correr o risco dos parafusos caírem, esses imãs são atraídos através do seu magnetismo, por exemplo o alto falante o seu som é formado por conjunto de vários imãs com o uso da bobina que atravessa por uma corrente elétrica, que se pode ser criado em sua volta através de imãs naturais e artificiais.
2. Imãs Naturais:
São aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de
ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado por
magnetita.
3. Imãs Artificiais:
São aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs podem superar os dos imãs naturais.Os imãs são dipolos, ou seja, tem dois polos.
Os polos iguais se repelem se os polos diferentes se atraem.
4. Imãs Alnicos:
São ligas de Fe (Ferro) contendo Al (Alumínio), Ni (Níquel) e Co (Cobalto), o nome da liga é formado pela justaposição dos símbolos químicos dos elementos, (Al,Ni e Co).As ligas Alnico foram descobertas na década de 1920, e permitiram a produção industrial de imãs artificiais com indução magnética muito superior à dos naturais. Um imã de alnico é capaz de levantar mais de 1000 vezes seu próprio peso.
5. Imãs de Ferrite:
São produzidos utilizando óxidos de ferro e carbonato de estrôncio Y-30 ou de bário Y-25.
O material é moído em finos cristais e prensado sob efeito de um campo magnético externo (cerca de 400k/ m), quando anisotrópico o pó recebe orientação magnética.Hoje em dia é muito utilizado, graças ao baixo custo que oferece.
Suas aplicações: Alto Falante, Motores de Baixo Custo, Motores Elétricos, Geradores, Bombas, Buchas Magnéticas, Sistemas de Exploração, Temporizadores, Sensores Automotivos, Brindes, Reatores, Medidores, Usinas e Indutores.
6. imãs de Neodímio:
É um poderoso ímã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro (Nd2Fe14B). Esses ímãs são muitos poderosos em comparação a sua massa, mas também são mecanicamente frágeis e perdem seu magnetismo em temperaturas acima de 120°C. Devido ao seu custo mais baixo, eles têm substituídos os ímãs de samário-cobalto na maioria das aplicações, que são ligeiramente mais fracos e significantes mais resistentes a temperatura.
7.Conclusão: É fascinante os estudos sobre os imãs, como certos objetos que antes pareciam comuns tomam nossa atenção graças ao nosso maior conhecimento sobre eles. Saber como eles são formados, como graças à estruturas e fenômenos imperceptíveis à olho nu, mas que estão lá, agindo de forma tão grande quanto o universo. E que também esta no nosso dia a dia tanto como eletrônicos.
Aprendemos que os átomos, os elétrons e o núcleo encontra sempre em movimento de rotação chamados spin. Se eles giram em sentidos diferentes, um movimento compensa o outro e não há magnetismo.Normalmente, os campos magnéticos do ferro se ordenam em pequenas regiões, Quando próximos de um ímã, todos eles se direcionam no mesmo sentido.
Texto insuficiente!
ResponderExcluirConclusão mal escrita!