texto1

sábado, 26 de novembro de 2016

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA

                               

Bruno Genilton
 Carolina Rodrigues
Caroline Santos
Evellen Oliveira
Joselito Costa
Michelle Ferreira
Thyane Ailelc

RESUMO: Esse artigo tem o objetivo de expor sobre a discriminação religiosa, e as consequências que esse ato tem sobre as pessoas na sociedade.
Palavras-chaves: Discriminação, Religião, Racismo.

A discriminação religiosa é o ato de distinguir ou diferenciar uma pessoa pela escolha de religião, ou seja, um grande problema para a sociedade. Que vem desde a idade média sofrendo discriminação com a caça aos cristãos, até agora, mesmo desenvolvendo tecnologias e criando intelectuais, ainda luta para acabar com a discriminação religiosa.


O PRINCÍPIO DA DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA

A discriminação religiosa vem crescendo no mundo ao longo dos anos, pois desde a Idade Média já haviam fatos de não aceitação a religião de terceiros. O primeiro acontecimento ocorreu quando os judeus passaram a perseguir os cristãos, depois disso, os judeus foram julgados sendo responsáveis pela morte de Jesus Cristo, assim, os cristãos passaram de perseguidos à perseguidores. Após isso, surgiram os protestantes que ia contra algumas doutrinas que a igreja católica pregava, como dizer que o pagamento dízimo garantiria um lugar no céu, por exemplo. Depois foi a vez dos candomblecistas sofrerem, pois, em 1.500 quando Pedro Álvarez Cabral descobriu o Brasil, levando consigo escravos de origem africana, os mesmos eram obrigados a cultuar santos católicos, mas quando os guardas das senzalas saiam, os escravos viravam as imagens dos santos de costas e cultuavam seus orixás. Outro povo que sofreu com a discriminação foram os indígenas que já estavam no Brasil antes de ser descoberto pelos portugueses e já seguiam sua religião, mas os padres catequistas, disseminados por Cabral, os ensinaram a ler e impuseram aos índios, o catolicismo de forma indireta.
Atualmente, a discriminação religiosa ainda se faz presente no mundo, principalmente em países como a Arábia Saudita, China, e Iraque. Já no Brasil, existe a Lei 7.716 de 1989, que através da Constituição Federal de 1988 define o país como sendo laico, assim fica evidente o livre exercício de cultos religiosos e a proteção dos locais onde esses cultos são realizados. Todos têm direito de debater ou de expor sua opinião sobre uma religião contrária, mais a partir do momento que isso provoque qualquer tipo violência, já é considerado crime, sobre pena de um mês a um ano de prisão ou multa. Essa pena pode aumentar dependendo o nível de violência. A discriminação alcança desde as religiões mais conhecidas (como o candomblé, protestante, católicos, mormos, etc) até as sociedades mais discretas como a Maçonaria ou até mesmo, o pensamento ateísta, que mesmo pregando a não existência de seres sobrenaturais, sofrem. Todo esse pensamento gera muitas dúvidas, dentre elas, a mais constante é: Se todos pregam o bem, por que não pregam também o respeito entre si?

RACISMO CONTRA AS RELIGIÕES
As religiões que mais sofre são as de matrizes africanas, embora praticada por 0,3% da população. E por este motivo, vamos expor alguns fatos que ajudam a discriminação com os afrodescendentes continuar crescendo.
De todas as que mais sofrem são as de matrizes africanas, desta maneira, as pessoas que seguem essa religião é obrigada a se esconder para não ser agredido verbalmente ou fisicamente. Muitos participantes de outras religiões, alegam que as religiões afrodescendentes são “endemoniadas”, levando as pessoas a adorar deuses e fazer oferendas, e por isso deveriam deixar de existir. Essa atitudes não ferem só a religião, mais a música, a roupa, e ao modo de falar.
Desde 2011, quando o disque- denúncia passou a registrar esse tipo de violência, o número passou de 15 denúncias para 556 no ano passado, para secretário, número representa maior consciência sobre o crime. O Disque 100, principal canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para registro de denúncias, contabilizou no ano passado o total de 556 denúncias de intolerância religiosa, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

É preocupante essa situação, pois com o passar dos anos vai se agravando a discriminação contra as matrizes africanas, que só querem realizar seus encontros sem algum impedimento. Será que é correto deixar estas religiões serem esquecidas por estes motivos? NÃO! Pois é parte de quem somos ela está conosco desde a chegada dos africanos, e até hoje nos acompanha, formando intelectuais incríveis, firmando nossa história.
Todas as religiões merecem respeito, dependendo quem faça o culto ou a missa. Cada uma tem sua doutrina, regras e todas vivem em uma sociedade laica, desta maneira, as pessoas devem ser mais tolerante com as escolhas dos outros. Se querem jogar pipoca, que deixem. Se querem fazer cultos na rua, que deixem, a liberdade de expressão da a qualquer endivido o direito da escolha, assim, a forma que cada um faz com sua liberdade é individual. Fica a critério da pessoa em que religião vai seguir o que cabe a cada um, é aceitar e continuar seguindo sua religião.

CONCLUSÃO
Como mostra esse artigo, todas as religiões requer atenção, cumprindo as leis e punindo quem agride algum fiel. Desta forma, o direito de escolha de opinião será respeitado, e qualquer um irá viver em paz, em uma sociedade laica como o Brasil.

REFERNCIAS

[1] https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-intolerancia-religiosa-no-brasil&ei=ZemvJl3f&lc=pt-BR&s=1&m=566&host=www.google.com.br&ts=1480193238&sig=AF9NednbxSHJzSNMyEOdhnWcdWtHqEHoEw
[2]http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.mprj.mp.br/areas-de-atuacao/direitos-humanos/areas-de-atuacao/combate-a-intolerancia-religiosa-e-defesa-do-estado-laico&ei=v-t9Yrmr&lc=pt-BR&s=1&m=566&host=www.google.com.br&ts=1480193238&sig=AF9NedkFxFuy8XsgyqXYX857btZ65y554Q
[3]http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.acaoeducativa.org.br/relacoesraciais/intolerancia-religiosa/&ei=dXgN6bMk&lc=pt-BR&s=1&m=566&host=www.google.com.br&ts=1480193238&sig=AF9NedlymRNwD81tQoKTGG1erZGa7vwa7g

Nenhum comentário :

Postar um comentário